Hey once a month is not that baaaddd!!! :?

Hi y’all!!

Today I noticed that I haven’t come by this blog in a whole month 😕 I’ve been doing stuff, and as my PhD fellowship’s finishing line looms closer every day, I’ve been having less and less time to knit or sew. I have been knitting a bit every day or every other day, but I don’t have much to show for it, my big WIP are still WIP. To get a sense of accomplishment I’ve knit two hats, one of them is this one.

Little wings hat

The other is still waiting to get blocked… This was a test for Justyna Lorkowska‘s Zig zag wings pattern. The pattern is quite straightforwad and easy to follow. I’m a fan of tighter hats and I think that most hat patterns are way too large for most heads, so I used sport weight yarn (SMC extrafine merino for main color and DMC woolly for the contrast) instead of DK. I’m pretty happy with the hat and my only dislike is that I needed to trap the longer floats to avoid having the stitches that correspond to the dots in the wings being pulled in when blocking. I didn’t do this because I was afraid that it would show through the fabric and took care to make extra loose floats, but this was not enough, and I really should have trapped them.

Other than this I’ve sewn some pants!!!!

Hedgehoggy pants

This is my first pair of pants, and though they do not fit perfectly I’m quite happy with them. The pattern is Sew over it’s ultimate trousers pattern. For this make I learnt how to match prints and how to insert an invisible zipper. I’ve cut a size 12 for the hip and 14 for the waist, because this is what my measurements told me to cut, yet when I was finishing the pants and tried them on I decreased the waist back to the 12, and on hindsight I think I should have cut a size 10 for the hip. I don’t understand sewing pattern sizing, I’ve never would have bought pants this loose fitting unless they were the last on the rack and I could not check if a smaller size would fit me better… I made a muslin too, and the size 12 hip and 14 waist looked perfect, I don’t know what happened, the fabric is a cotton twill and doesn’t look that elastic, maybe it sagged a bit, i’m not sure. I got it at Miss Matatabi‘s Etsy shop. Anyway wearing these pants the first thing that comes to mind is I need pockets!!! Does anyone know a good pocket drafting tutorial I might use?

Bye 😉

Olá malta!!!

Hoje reparei que já não passo por este blog há um mês 😕 Continuo a tricotar e a costurar, mas à medida que o a data do fim da minha bolsa de doutoramento se aproxima não tenho tido muito tempo. Tricoto um pouquinho todos os dias ou dia sim dia não, mas os não tenho grandes progressos para mostrar, os meus grandes PECs continuam a ser PECs. Para tentar ter uma pequena sensação de sucesso tricotei dois gorros para o Natal, um deles é este:

Gorro Little wings

O outro ainda está à espera para ser bloqueado… Tricotei este modelo para testar o design para a Justyna Lorkowska, o modelo é o Zig zag wings. As instruções são muito fáceis de seguir, e como sou uma fã de gorros mais apertados usei um fios sport weight em vez de DK (SMC extrafine merino como cor principal e DMC woolly como contrastante). Fiquei muito contente com o chapéu, principalmente com a combinação das cores, a única coisa que me incomodou um pouco foi a malha que correspondia ao ponto debaixo das “asinhas” ter ficado repuxada com o blocking. Mesmo tentando deixar o fio passado lasso, acho que o deveria ter preso, mas não o fiz porque achei que ficaria visível. 

Além disso, fiz umas calças para mim!!!! 😀

Calças com ouriços!!!

Este é o primeiro par de calças que costurei, e embora não me sirvam perfeitamente fiquei muito contente com o resultado. O modelo é o ultimate trousers pattern da loja online Sew over it. Foi a primeira vez que inseri um fecho eclair invisível e que tive que ter cuidado em alinhar o padrão do tecido – não ficou perfeito, principalmente no cós, mas fiquei bastante contente com as minhas capacidades de alinhamento… Cortei um tamanho 12 para a anca e 14 para a cinta, porque foi o que as minhas medidas e o meu teste me disseram para cortar, mas quando estava quase a terminar as calças experimentei-as e vi que a cinta estava demasiado larga, e reduzi para o 12 na cinta. Agora depois de terminado acho que devia ter cortado o tamanho 10 para a anca. Não consigo perceber os tamanhos dos modelos de costura, nunca teria comprado calças tão largas a não ser que fossem as últimas à venda e não conseguisse perceber se o tamanho abaixo não me serviria melhor… Mesmo no meu teste o tamanho 12 na anca e 14 na cinta parecia perfeito, não sei o que se passou. O tecido é uma sarja de algodão, e não parece nada elástico, mas talvez ceda um pouco mais que o pano cru do teste. Comprei-o na loja da Miss Matatabi no Etsy. De qualquer forma, a primeira coisa que me vem à cabeça quando uso estas calças é, eu preciso de bolsos!!!! Alguém conhece um bom tutorial para desenhar bolsos que eu possa usar?  

Adiós! 😉

6 thoughts on “Hey once a month is not that baaaddd!!! :?

  1. Cátia Mendes says:

    Pergunta: que tecido usar para fazer um “muslin”? Faz-me confusão porque não tenho assim tantos pedaços de tecido por aí, com esse tamanho, à espera de serem usado para fazer testes

    • iribeiro says:

      Bem eu comprei uns 5m de “pano cru” (nome dado pela menina da loja quando lhe perguntei onde estava tecido barato para experimentar moldes, que acho que é o que é usado geralmente para fazer muslins, funciona mais ou menos bem mas se leres mais um pouco de costura dizem que deves usar um tecido semelhante em peso e composição ao tecido final. Por exemplo se fizeres um casaco de lã grosso fica mt diferente que se usares um pano quase gaze. Também já cheguei a comprar um tecido do monte de 1€ da feira dos tecidos e testar um top assim.

Leave a Reply

