Spinning / Fiar

Last month I went to a spinning workshop by the great Dona Maria at Tricot das cinco.

If you are trying to learn to spin I must say her workshops are great – I can’t say I came out spinning an acceptable yarn, but she covered all the bases, from preparing the raw fleece to plying the yarn in the end, and gave me some fiber to keep practising at home. Here are my feeble attempts at making yarn at the workshop:

006005

And here my practice sessions at home:

001027026

I quickly ran out of all the fiber I had, and so I used the leftovers I had from the Cadeautje booties thrums I shared in the last post. I figured out that if I prepare the fiber previously by splitting and pre-drafting, spinning gets much much easier, and I’m finally able to make acceptable-ish yarn:

It still needs plying and finishing, but I’m hoping this will become either a fingering or sport-weight yarn after plying.

And now I’m wondering wether I should get myself a spinning wheel… Most of them are way off budget for me, do you know any good places to get a used spinning wheel in Europe (in Portugal if possible)?

No mês passado fui aprender a fiar com a fantástica Dona Maria na Tricot das cinco. Se querem aprender a fiar tenho a dizer-vos que o workshop dela é espetacular!! Não posso dizer que saí de lá a fazer um fio aceitável, mas ela ensinou tudo o que é necessário saber, desde a preparação do velo para fiar até à torção dos fios no final, e ela deu-nos fibra para irmos treinar para casa. Fiar é um pouco como conduzir um carro – primeiro estranha-se todos os passos, mas depois de a mecânica nos entrar na cabeça, fazemos tudo sem dar conta do que estamos a fazer.

Nas fotos podem ver algumas das minhas primeiras tentativas risíveis na aula, e depois a prática em casa.

Rapidamente esgotei toda a lã que trouxe para praticar, e o bichinho pegou tanto que até fiei os pedaços de lã penteada que me sobraram das pantufas Cadeautje que partilhei no último post. Apercebi-me que quando preparo a lã antes de fiar, separando a mecha e puxando os fios (pre-drafting), o fiar torna-se muito mais fácil para mim, e agora consigo fazer um fio aceitável.

Depois de toda esta prática no fuso agora estou a pensar se não deveria comprar uma roda. A maioria das rodas novas que existem são caras demais para o meu bolso, e acho que não se justifica para já. Alguém conhece algum sítio onde encontrar rodas de fiar usadas na europa (de preferência em Portugal)? 

One thought on “Spinning / Fiar

Leave a Reply

