Spinning Merino (1st DSPAKAL post) /Fiar merino (1º post da FFTEC)

Hi y’all!

In the end of last year Kristin from Voolenvine yarns and Yarngasm podcast made the challenge of spinning enough yarn on a drop spindle and knitting a shawl with your handspun (DSPAKAL – drop spindle to shawl spin-along/knit along). This was an enormous challenge for me, given my inexperience in spinning, yet I decided to join anyway as this challenge would give me a lot of mileage through my thingers and hone my spinning abilities. I chose to spin a merino braid from Malabrigo, and on hindsight I should have chosen a different fiber, but hey! You live and learn…

This was not my first time spinning merino, having used it in the spinning classes and first training sections, yet even though I don’t have much experience I think that Malabrigo nube (cloud in english) has a very poor preparation. The fiber in the braid is completely compacted, and I had to fluff it up a lot as it was pretty much impossible for me to draft it to the thickness I wanted out of the braid. Anyway, even after thorough fluffing it still had many many “pills” in the fiber (i’m not sure they are called this way, but they’re sections of the wool that were felted together and pretty much impossible to separate).

Anyhow, despite my constant struggle with the fiber I was able to spin near 300m out of the 100g, using my learning to spin spindle from Dona Maria (which might be a bit heavy for merino, but I didn’t have another at the time). I started by trying to ply on the fly but after half of the fiber was spun and plied I decided to go back to spin all the fiber first and then chain-plying it (or navajo plying it) as it was way too slow for me… Now I’m about to start knitting the shawl with the yarn I’ve spun. I haven’t decided on which pattern yet, but I’m thinking about using one of the adaptable curls that would allow me to use up the maximum of my yardage.

Even though this was not a very favourable experience with merino for me, I’m not about to give up on it yet, I still have a few blends in my stash from other brands that might be more pleasurable to spin with.

So what’s your experience with merino, and with the fiber from Malabrigo? Did you have a better experience than I did? Please share!!

Olá malta!!

No final do ano passado, a Kristin da marca Voolenvine yarns e do podcast Yarngasm lançou o desafio de fiar num fuso fio suficiente e tricotar um xaile com o fio (FFTEC – do fuso para o xaile fiar em conjunto e tricotar em conjunto). Este foi e é um desafio enorme para mim, pois ainda sou muito inexperiente a fiar, mas decidi juntar-me de qualquer forma, pois faria passar muitos, muitos metros de fio pelos meus dedos e de certeza que iria melhorar as minhas qualidades como fiandeira. Escolhi uma trança de lã merino da Malabrigo, que em retrospectiva, foi mal escolhida, mas como tudo na vida, estamos sempre a aprender… 

Esta não foi a primeira vez que fiei merino, pois já o tinha usado nas aulas de fiação, e nos meus primeiros treinos, e embora não tenha muita experiência a fiar, eu acho que a lã Malabrigo nube (nuvem em Português), vem muito mal preparada para fiar. A lã na trança está completamente compactada, e tive que a abrir completamente e tentar separar as partes compactadas, pois era quase impossível fiar o fio para a espessura que eu queria a partir da lã antes de o fazer. De qualquer forma a lã continha imensos “borbotos” (não sei se serão chamados assim, mas estou-me a referir a pequenas secções na lã que feltraram e que impedia que as fibras fossem puxadas para fiar). 

De qualquer forma, apesar da minha luta constante com a lã consegui fiar cerca de 300m a partir dos 100g, usando o meu fuso de iniciação da Dona Maria (que talvez seja um pouco pesado para merino, mas não tinha outro na altura). Comecei por tentar torcer ao mesmo tempo que fiava usando a técnica “ply on the fly” mas depois de ter fiado e torcido cerca de metade da fibra, voltei a fiar primeiro toda a lã e depois a torcê-la usando a técnica “navajo ply” ou torção em corrente, que é semelhante a fazer uma corrente em crochet e depois torcê-la com o fuso. Fazer as duas coisas ao mesmo tempo estava a ser muito lento para mim, pois implica fiar um pouco de lã (duas a três braçadas), parar o fuso, fazer a corrente, e depois girar o fuso no sentido oposto para torcer o fio… Agora vou começar a tricotar o xaile com o fio que fiz, ainda não estou decida em qual modelo, mas acho que vou usar um dos xailes adaptáveis do livro curls que me permitiria usar o máximo do meu fio. 

Embora não tenha tido uma experiência boa a fiar merino, ainda não estou pronta para desistir deste tipo de lã. Tenho algumas misturas com lã merino e outras fibras no meu stash que talvez sejam mais fáceis de fiar que o Nube. 

E qual foi a vossa experiência a fiar merino, e com a lã da Malabrigo? Melhor que a minha? Partilhem nos comentários!!

2 thoughts on “Spinning Merino (1st DSPAKAL post) /Fiar merino (1º post da FFTEC)

Leave a Reply

