Braid Hills

Hi everyone!!!

I have a new make to share – my very recently finished Braid Hills cardigan. And by recently finished I mean I’ve just finished handsewing the trim maybe 30min ago. This is my face after spending +4 hours hand sewing two tiny pieces of bias tape trim:

Even though it took forever I’m really glad with the results of sewing the trim – no more buttonhole pulling. I love Kate Davies designs, but unfortunately this pattern took a very heavy dose of recalculating to get the perfect fit around the armholes. I won’t get badly impressed on Kate’s design based on this pattern but I found several failures with this design (that I strongly believe should not be underlooked):

  1. The buttonband overlap is not accounted in the pattern – this decreases the width in about 3cm. Edit: I must retract myself, this issue had already been explained by Kate Davies, and is on a comment to the pattern, but I don’t agree with her decision – ” I’m aware of the buttonband being narrower – and discussed this issue with my tech editor and test knitter – basically, in our experience, if one puts different measurements on the schematic for front and back, then knitters repeatedly question why the front is narrower … but then, if one doesn’t accommodate the difference, the sizing can be skewed. In this case, and after some reflection after knitting samples in two different sizes, we decided to write the pattern with the fronts and backs with even numbers, but to recommend knitting the cardigan with slight positive ease (to accommodate the difference caused by the band and to ensure the garment doesn’t draw across the bust). If I was recommending a pattern was knit with negative ease, I may well have decided differently. These issues are tricky, but if folk follow the instructions to knit a size up from their actual bust measurement they should hopefully have a well-fitting garment.”
  2. The pulling in from the cables is not accounted as well – another ~3cm.
  3. Kate’s methods for picking up and knitting are fussy, leave a lot of ends, and could be avoided.
  4. The fitting for the sleeve caps is very very poor. I find it quite strange that you pick up less than one st for ev 2 r in the sleeve caps, and the arms appear very tight (my arms are thin, and my biceps are 30cm wide, if I were to knit to the pattern, the sleeves would be 29cm for my size – I find negative ease at the arms very unflattering, go for 2.5 to 5cm positive ease).
  5. Last but definitively not least, who suggests a size based on positive ease at the bust for a fitted cardi???? Note, she does not suggest it for the upper bust, she suggests it for the bust – of course that 90% of the knitted garments on Ravelry are oddly fitted at the shoulders… I suggest knitting up to zero ease or a bit of positive ease at the bust (accounting for buttonband overlap and cable pannel shrinkage), but then make extra decreases at the underarms and neckline to go back to your size for the shoulders.

In the end I solved it and with the extra help of my trim hand-sewing I’m extremely happy with this knit. You can get the pattern here, and if you’re exactly my size and body proportions check my mods on my project page.

Oh I almost forgot to talk about the yarn. This was knit out of Lopo Xavier Phoebus. Lopo Xavier is a LYS from Porto that produces it’s own, extremely high quality wool yarns since the 50’s. They used to be available only at the shop but they recently opened an online shop.

Byee!!!

Olá olá!!!

Hoje estou super contente, tenho um novo casaco para partilhar – o meu casaco Braid Hills que terminei há mais ou menos meia hora. Acho que a primeira foto representa bem o meu estado de espírito depois de passar mais de 4 horas a coser dois pedacinhos de viés nas bandas e casas de botões. E aqui está ele em toda a sua glória:


 

Embora tenha demorado uma eternidade, não me arrependo de ter cosido a fita de viés – acabou-se o repuxar das casas de botões. Este casaco foi desenhado pela designer Kate Davies, e embora eu adore todos os modelos dela, e me recuse a ficar mal impressionada por este modelo, eu tive que recalcular grande parte do modelo para que me servisse bem nas cavas. Encontrei várias falhas no design, que acho que não deveriam ter sido menosprezadas: 

  1. A sobreposição das bandas dos botões não é tida em conta no modelo – o que retira 3cm de largura. Edital: Tenho que me retractar, este assunto já tinha sido explicado pela Kate Davies, e está patente num comentário ao modelo, mas não concordo com a decisão dela – ” Estou ciente da questão da sobreposição da casa de botões fazer as frentes ficarem mais pequenas – foi discutido com o meu editor e com a pessoa que testou o modelo – e basicamente na nossa experiência, se for usado um tamanho diferente no esquema das dimensões do casaco para as frentes e para as costas, as pessoas que usarem o modelo vão perguntar repetidamente porque existem medições diferentes… E se não for tida em conta as diferenças entre frente e costas, o tamanho do casaco vai ficar alterado. Neste caso, depois de alguma reflexão e de tricotar amostras em dois tamanhos diferentes, recomendamos tricotar o casaco maior que o tamanho (para acomodar estas diferenças e o repuxar causado pelas tranças, garantindo que o casaco não fica pequeno demais no busto). Se estivesse a recomendar tricotar um tamanho abaixo, talvez tivesse decidido de forma diferente. Este assunto é complicado mas se as pessoas decidirem tricotar o tamanho acima da sua medida do peito provavelmente irão ter um tamanho que serve bem”. Como irão ler abaixo eu discordo desta decisão.
  2. O efeito da banda com tranças na largura do modelo também não é tido em conta – o que retira outros ~3cm de largura.
  3. Não gostei nada do método da Kate para apanhar malhas nas cavas, deixa uma grande quantidade de pontas por rematar que poderiam ser evitadas. 
  4. Acho que as dimensões das cavas das mangas são muito pequenas, acho estranho que se apanhe menos que duas malhas por cada duas carreiras nas cavas, e nas fotos dos outros projectos as mangas parecem apertadas demais. Eu tenho braços finos mas a minha medida nos bíceps é de 30cm, se tricotasse como o modelo indica ficaria com 29cm no meu tamanho, e mangas apertadas nunca é uma boa ideia, especialmente em casacos que serão usados no inverno. Normalmente uma folga de 2.5cm a 5cm é mais apropriado para nos mexermos bem e conseguir vestir outra peça de roupa por baixo.
  5. E por último, quem é que sugere escolher um tamanho com folga no busto para um casaco que é suposto ser assertoado???? A sugestão é mesmo para o peito, e não para a medida acima do peito!! Assim é natural que a maioria dos casacos feitos a partir deste modelo que se veêm pelo ravelry não estejam a servir bem nos ombros… Se fizerem o mesmo modelo sugiro que usem uma medida igual à do peito, na zona do peito (tendo em conta a sobreposição das bandas dos botões e o repuxar causado pelas tranças), mas depois façam algumas diminuições extra para voltar ao vosso tamanho para os ombros. 

No final depois dos meus cálculos extensivos, e com a ajuda extra da minha fita de viés estou super contente com este projecto. Podem encontrar este modelo aqui, e se forem exactamente do meu tamanho e tiverem as mesmas proporções que eu podem encontrar as minhas modificações aqui.

Quase que me esquecia de falar no fio que usei. Este casaco foi tricotado com Lopo Xavier Phoebus. A Lopo Xavier é uma loja de fios do Porto que produz os seus próprios fios desde os anos 50, e os fios são mesmo muito bons. Costumavam só estar disponível na loja deles, mas recentemente abriram uma loja online.

Xauzinho malta!!! Até à próxima!

5 thoughts on “Braid Hills

  1. Cátia Mendes says:

    Isa, adorava receber actualizações do blogue pelo e-mail (sigo muitos blogues dessa forma). Sei que existem outras formas, mas não gosto. O wordpress não permitiria essa opção?

      • iribeiro says:

        Obrigada pelo interesse Cátia! Ia dizer-te que não percebo muito da minha plataforma de blog, e que vou experimentando e adicionando coisas à medida que vou aprendendo, e que ia investigar como fazer isso. Mas ainda bem que já encontraste!!! 😀

Leave a Reply

