A stashbusting sweater / Uma camisola para acabar com o stash

Oooh!! Look at me! Writing another blog post before another month has passed! I’m so proud of myself!

Today I’m sharing another very recently finished make – my shawl shirt. The pattern is not yet published but will be very very soon. This was a test for the designer Susanne Sommer and it’s a great knit for those odd skeins that linger in the stash waiting for the perfect project, and when you have more shawls than you need but don’t know on what else to use that gorgeous MCN skein. My sweater took only one skein and a third of Three irish girls Adorn sock, and a skein of Hansen HandDyes MCN. I won this last one at the Ewe University podcast last August and I’ve since been scouting the Ravelry pattern database for the perfect project for it.

About the pattern: I love it. Like the previous pattern I knit from Susanne it is very simple and well explained without the unneccessay hand-holding so many patterns nowadays have. Though I must warn you to check your gauge in garter stitch as well as stockinette. I didn’t and the result was that my yoke was too large for me and I had to frog back and reknit it. Before I frogged I pinched out the excess fabric and figured out how much I had to take out. Other than that I only lenghtened the sleeves because in my climate wool sweaters are only worn during the colder months. Here if it is cool enough for wool, you need the full lenght sleeves. You can get extra details on my project page.

I’m quite happy with it, I only wish I added waist shaping instead of bias shaping to the body. I don’t look that good in unshaped sweaters. But if you do this is the pattern for you. Even if you don’t, you just need to skip the bias shaping in the body and add strategically placed increases and decreases.

Hopefully I’ll check in again with you guys before a month has passed 😛

Oooh!! Vejam só! Estou a publicar um post antes de ter passado um mês do último! Estou tão orgulhosa de mim própria!

Hoje vou partilhar outro projecto acabado muito recentemente – a minha camisola shawl shirt. O modelo ainda não foi publicado, mas será muito em breve. Esta camisola foi um teste para a designer Susanne Sommer e é um projecto fantástico para as meadas solitárias que se passeiam pelas nossas colecções de fios (stash) esperando o projecto perfeito, principalmente se tem mais xailes feitos do que precisam, e não fazem ideia em que usar aquela linda meada de merino-caxemira-nylon (MCN). A minha camisola levou apenas uma meada e um terço de Three irish girls Adorn sock e uma meada de Hansen HandDyes MCN. Esta última ganhei através do podcast Ewe University em Agosto do ano passado, e desde então tenho andado à procura do projecto perfeito na base de modelos do Ravelry.

Acerca do modelo: Adoro! Como no outro modelo que tricotei da Susanne, é muito simples e bem explicado sem ser desnecessáriamente extensivo como muitos modelos de hoje em dia. Mas devo avisar-vos que é importante verificarem se tem a densidade de malhas recomendada quer em ponto de meia, quer em ponto de jarreteira. Eu não o fiz e acabei por tricotar o cabeção da camisola (adoro este nome!) grande de mais para mim. Antes de o desfazer, alfinetei o excesso de tecido para perceber quantas malhas tinha que retirar. Para além das modificações no cabeção que foram mais culpa minha que do design, apenas tricotei as mangas mais compridas. Eu não uso camisolas de lã sem ser no Inverno, e aí as mangas compridas fazem-me falta. Podem encontrar os restos dos detalhes na minha página de projecto.

Em suma, estou bastante contente com a camisola. Apenas gostaria de ter adicionado uma modelagem mais tradicional ao corpo, com aumentos e diminuições em vez da modelagem em viés que está descrita no modelo. Não fico muito bem em camisolas sem cinta. Se vocês decidirem tricotar este modelo, talvez queiram considerar adicionar aumentos e diminuições estrategicamente colocados.

E é tudo! Espero voltar a falar convosco antes que outro mês passe 😛

2 thoughts on “A stashbusting sweater / Uma camisola para acabar com o stash

Leave a Reply

