A very poor show for a handmade “outfit” / Um “conjunto” feito por mim

Hi guys!!

Lately my crafting life has been a mess, I just can’t keep on track timewise and projects become delayed and get postponed. I had high plans to take part in the Tiny Paper Foxes podcast make2along, and believe me three months should have been more than enough to knit a cardigan and sew a dress. Yet, somehow three months passed and my cardigan never got past the ribbing :S

I did manage to sew the dress, but a sleeveless dress is not an outfit, at least not in the Winter. So what to do? Pair it with the only project I managed to knit for myself in these three months, my lovely pair of handpun socks.

24611494405_e80428d64b_z

The dress was sewn using the Deer and Doe belladone dress pattern, and I used a mid-weight cotton twill from Miss Matatabi. Belladone is a very nice pattern and overall well explained, though two sections could have been clearer. The diagrams showing the overlap in the back neck and the front skirt pleats confused me. Following the instructions for the back neck, I got a very wide neck in the back, and I wasn’t able to completely hide the bias tape, and use it as a facing. I think that either I misunderstood or the instructions were not correct, because (after unpicking) taking in the back neck further allowed me to get a nice fit and hide the bias tape perfectly. On the front skirt pleats, I simply reversed the direction for the pleating – this was probably me, it is quite clear in the finished dress picture that the pleats are directed the opposite way, with the center portion on the top.

24614101515_3548537bc0_z

Overall the dress fit me nicely right out of the pattern envelope, I only needed to lower the bust darts about an inch. I didn’t even made a muslin, I already know that for me, sewing Deer and Doe patterns to a size smaller than my measurements results in a nicely fitting pattern. The fit in the back opening could be improved (as well as my zipper insertion), but this would involve more pattern tweaking than what I’m comfortable with. I really liked the fabric I used, maybe a less busy print would be nicer, as most dress features are hidden by the print, which is partly a blessing as it hides my shoddy sewing skills. The cotton twill I used will work well for the Spring and Summer as it feels quite cool, but think this pattern would also work well with a slightly lighter weight fabric. This is definitively a pattern to try sewing again, and maybe opening up and lowering the neckline a bit, I prefer slightly lower necklines on my figure.

I don’t have that much to say about my socks, except that they were made out of the MOST BEAUTIFUL HANDSPUN YARN EVER!!!! Really I can’t quite express how chuffed I am about my yarn. I’m still spinning on a spindle, and I had no idea I was able to produce such a consistent handspun yet, as I haven’t knit that much with my handpun. Here you can see the pathway from fiber to socks:

24614198775_e88da77f6a_z

The socks are pretty much my basic toe-up stockinette socks, I used a commercial white sock yarn for the toes and heels, as these are usually the problematic areas. The fiber was the cheviot I hand-dyed my self. I spun it worsted, and quite thin, and made a 3-ply yarn. I can already vouch for the cheviot for socks, I “forgot” them among the other clothes, and washed them at 30ºC on a regular setting of the washing machine and saw no changes at all.

Hopefully in a not too distant future I’ll show you the cardigan I had planned to pair with this dress. I’m planning on keeping on enriching my wardrobe with handmade clothes, but I don’t have that many outfits thought out yet – I might pair the ultimate trousers I made recently with a mustard yellow Levenwick. I have to think more about handmade outfits, I usually knit garments I can wear with jeans but I like the idea of dressing handmade from head to toe.

Olá olá!!

Ultimamente a minha vida criativa tem sido uma confusão, não consigo manter-me fiel aos meus planos, e os projectos atrasam-se ou são adiados. Tinha planeado participar no make2along do podcast Tiny Paper Foxes, cujo objectivo era criar conjuntos de peças feitas à mão. Três meses deveriam ter sido mais de suficientes para tricotar um casaco e costurar um vestido, mas de alguma forma os três meses passaram e o meu casaco nunca passou do canelado :S

Consegui acabar o vestido, mas um vestido sem mangas não é um conjunto, e não é o suficiente para usar no Inverno. O que fazer? Juntá-lo ao único projecto que consegui tricotar para mim própria nestes três meses, o meu lindo par de meias com fio fiado por mim. 

24611494405_e80428d64b_z

Para fazer o vestido usei o modelo Belladone da Deer and Doe e uma sarja de algodão da Miss Matatabi. Gostei muito de trabalhar com o modelo Belladone, está muito bem explicado, mas duas das secções poderiam ter sido mais claras – os diagramas mostrando a sobreposição da parte superior das costas e as pregas da frente da saia induziram-me em erro. Seguindo o que estava indicado para a parte superior das costas, fiquei com uma abertura para o pescoço larga de mais, e o viés que usei para acabar as costuras não ficava totalmente oculto. Ou percebi mal, ou as instruções não estavam correctas, pois sobrepondo mais um pouquinho esta secção (depois de descoser o viés) consegui melhorar a forma como esta secção assenta no pescoço e ocultar o viés totalmente. Nas pregas da saia, simplesmente inverti a direcção em que deveriam ter sido costuradas. Acho que aqui o erro foi meu, pois está perfeitamente visível nas fotos do vestido terminado que a parte do meio da saia, fica por cima da parte lateral. Mas não é grave, o vestido não fica mal assim.

24614101515_3548537bc0_z

No geral gostei bastante da forma como o vestido me assenta, sem grandes alterações ao modelo, apenas baixei as pinças do peito cerca de 2.5cm e nem sequer costurei um teste ao modelo. Pelos modelos que costurei anteriormente da Deer and Doe já sei que geralmente se escolher o tamanho abaixo do indicado para as minhas medidas, a peça vai servir bem. A forma como a abertura das costas assenta poderia ser melhorada (e o meu fecho também),  mas isso implicaria mais alterações ao modelo que aquilo que eu estou confortável a fazer. Gostei muito do tecido que escolhi, talvez um estampado mais subtil resultasse melhor, pois alguns dos detalhes do modelo estão escondidos pelo estampado. Mas isto até ajudou a esconder as minhas costuras tortas, por isso antes um estampado mais vivo. Acho que a sarja vai resultar muito bem na Primavera e no Verão, pois parece bastante fresca. Este é definitivamente um modelo a repetir, talvez abra e baixe um pouco o decote, pois prefiro decotes um pouco mais pronunciados para a minha figura.

Não tenho muito a dizer das minhas meias, excepto que foram feitas com o FIO MAIS LINDO DE SEMPRE!!! A sério, nem consigo expressar bem o quão contente estou com o fio que fiei. Continuo a fiar apenas em fusos, e não tinha ideia que o meu fio estava tão consistente, pois não tenho conseguido tricotar muito com os fios que fio. Aqui podem ver o caminho desde a fibra até às meias:

24614198775_e88da77f6a_z

As meias são basicamente o meu modelo básico de meias simples feitas a partir da biqueira e usei um fio branco de meias comercial para a biqueira e o calcanhar, já que estas são normalmente as áreas mais problemáticas. A fibra que usei foi a lã cheviot que pintei, foi fiada no estilo worsted e bastante fino, para poder fazer um fio de 3 cabos com uma espessura apropriada para meias. Posso aconselhar a lã cheviot para meias, eu “esqueci-me” das meias junto com outras roupas e lavei-as na máquina a 30ºC num programa normal, e não vi qualquer alteração no tamanho.

Espero num futuro não muito distante conseguir mostrar-vos o casaco que tinha planeado tricotar para usar com este vestido. Vou continuar a enriquecer o meu guarda-roupa com peças feitas por mim, mas não tenho muitos conjuntos planeados. Um dos casacos que tenho planeados para o futuro é o Levenwick em amarelo mostarda, que acho que combina bem com as últimas Ultimate trousers que fiz. Tenho que pensar mais em conjuntos, tenho a tendência de tricotar peças que possam ser usadas com calças de ganga, mas gosto da ideia de me vestir com peças feitas por mim da cabeça aos pés. 

4 thoughts on “A very poor show for a handmade “outfit” / Um “conjunto” feito por mim

  1. Naná says:

    O vestido está espectacular!!
    Não te menosprezes, ficou lindíssimo!

    E que out-fit tão fixe! Um vestido lindo com um par de meias super especial!

    • iribeiro says:

      Pois uma pessoa só olha aos defeitos 😉 Principalmente quando sabemos onde estão, mas no geral estou bastante contente com ele.

Leave a Reply

