Uma camisa nova / A new button-up shirt

Olá Olá! Como têm estado? 

Aqui neste pequeno cantinho do mundo tem estado uns dias fantásticos. Contudo, mesmo estando um solinho e temperatura maravilhosos, passei o meu fim de semana prolongado dentro de casa acabando a minha primeira camisa 😀 

26638251185_2468b872b3_z

Mas não me arrependo, valeu totalmente a pena. Adoro o tecido, e adoro a forma como me fica, esta camisa é perfeita para este tempo nem-nem, em que já não está frio mas também não está quente o suficiente para andar de manga curta. 

26638238945_6b85cb8207_z

Acabei por tirar os 2cm no comprimento das costas, como tinha falado aqui, e acho que realmente melhorou. Também removi as pinças da cintura na frente, e gostei do efeito.

26638264065_52facd6cc5_z

Todas as margens de costura ficaram fechadas, sem qualquer bainha crua à mostra (bem excepto as margens das cavas – para essas não há nada a fazer a não ser chulear). Usei costuras francesas e bainhas enroladas, o que resultou numa peça de vestuário bastante profissional (não liguem à parte amarrotada aqui na foto). 

26032257764_728334b67e_z

Acabei por decidir colocar dois bolsos de chapa na frente, costurei-os usando agulha dupla, mas não devia ter sido tão preguiçosa e devia ter tirado o tempo para fazer duas costuras independentes – os cantos não estão perfeitos. 

26034369313_ac6dac5d45_z

Bem, de qualquer forma, apesar das pequenas falhas estou muito contente com esta camisa. Usei o molde McCalls M6649, mas acho que não o costuro outra vez tão cedo. Adoro a camisa e o modelo é razoável, mas uma camisa é um projecto muito complicado cheio de detalhes e minúcias, e leva o seu tempo. 

26364923840_43ab8cb15d_z

Acerca do molde – o estilo dos punhos parece-me um pouco fora de moda, são muito largos, não tenho nenhuma camisa de pronto a vestir com um punho tão largo, mas gostei do acabamento simples na abertura da manga. O colarinho também me parece um nada alto demais. O molde tem uma folga imensa, segundo as medidas eu estaria perto do tamanho 16, mas acabei por fazer o 12C para os ombros e peito e 14 na cinta e anca. As instruções são um pouco simplificadas em demasia, pelo menos em relação aos moldes de designers independentes que eu estou habituada a usar, mas é compreensível tendo em conta que os preços dos moldes de grandes companhias é muito inferior. Se estão a pensar costurar uma camisa eu recomendaria que dessem uma olhada às sewalongs disponíveis na internet para os moldes Alder e Archer da Grainline studio. Eu usei o método “burrito” que eles descrevem para fazer as costuras dos ombros entre as costas e as frentes, e também tirei alguns dos truques que descrevem para costurar a gola e colarinho. 

E é tudo, que mais poderia eu dizer desta camisa… Estarei de volta em breve 😉

Hi everyone! How’ve  you been?

Here in my little corner of the world we’ve had a few lovely days. Yet, even though it was lovely and sunny outside, I enjoyed my long weekend by staying inside and finishing up my first real and complete button-up shirt. 😀

26638251185_2468b872b3_z

No regrets here, it was totally worth it. I love the fabric and I love the fit, and it’s perfect for this in-between weather we’re having, were it isn’t cold anymore, but you just can’t go around in short sleeves.

26638238945_6b85cb8207_z

Taking out the 2cm at the back length as I explained here, improved the fit at the back. I also took out the front waist darts and I think I like it better this way.

26638264065_52facd6cc5_z

Most of the seams are encased, without any raw edges showing (well except for the armscye seam – there’s nothing you can do at that one, other than serging it). I used french seams and rolled hems, and it made a lovely finished garment (don’t mind the crease in the picture here).

26032257764_728334b67e_z

I added patch pockets to the front, I stitched them up with a double needle, but I shouldn’t have been so lazy, and take the time to double up the stitching – the corners aren’t perfect.

26034369313_ac6dac5d45_z

Well, anyhow despite it’s tiny flaws, I’m really happy with it, I used McCalls M6649, and believe me I won’t be doing this again too soon. I love the shirt, and the pattern is ok, but a button-up shirt is a really complicated project, with a ton of detail and it takes its time.

26364923840_43ab8cb15d_z

About the pattern – the style of the cuff feels a bit dated to me, they’re quite wide, I don’t have any RTW with a cuff this wide, but I liked the simplicity of the simply bound placket. I think the collar might be a bit too tall as well. This pattern has a ton of positive ease, according to measurements I’d be a 16 but I ended up going for a 12C shoulder and bust and a 14 waist and hip. The instructions were also more difficult to understand than what I’m used too with indie designer patterns, but that’s comprehensible. If you’re going to sew a shirt for yourself I’d recommend having a look at the Archer and Alder sewalongs from Grainline studio. I used the burrito method for sewing the yoke they describe, and I took some of the tricks for sewing the collar from there as well.

So that’s it, I think there’s not much else I can say about this shirt, I’ll be back soon 😉

6 thoughts on “Uma camisa nova / A new button-up shirt

  1. Sara Soares says:

    Ficou fantástica! Well done!!
    A Archer da Grainline é de facto “o” grande molde de camisa. Ainda não fiz mas está na minha (mega) lista. Aquela que já ultrapassa o possível para uma vida. 🙂

    Sara @ made-by-sara.blogspot.com

    • iribeiro says:

      Obrigada Sara! Uma camisa realmente é um projecto muito demorado, cheio de detalhes, mas não é nada que não se vá fazendo aos bocados. Também gosto muito da Archer e também a tenho, mas como tem mais um “boyfriend style” resolvi avançar com esta. Vejo mais a archer num xadrês num tecido de flanela ou numa ganga fininha ou cambraia, ou seja ainda não encontrei o tecido perfeito para ela. Tenho que continuar à procura…

Leave a Reply

