#MaioFeitoPorMim / #MeMadeMay

Olá Olá

Como estão? Por aqui continuamos com os dias lindos, mesmo a cheirar a Primavera. Infelizmente acho que é de pouca dura, no fim de semana o mau tempo está de volta.

Já repararam? Estamos em Maio!!! 😯

E para todas as costureiras Maio é o mês do #MeMadeMay, ou seja Maio Feito por Mim. É um evento no instagram, blogs, internet em geral, em que toda a gente tenta usar um vestuário na sua maioria composto por peças feitas por si. O meu vestuário “me made” ainda é pequenino, e como por hábito tricoto mais do que costuro as minhas peças de vestuário estariam melhor enquadradas num #MeMadeJanuary. Até há uma versão em Outubro, mais voltada para tricotadeiras, mas mesmo Outubro neste pequeno jardim à beira mar plantado, às vezes, é quente demais para lã.

mmmay16final

Mesmo assim decidi participar, sem me inscrever em lado nenhum, ou me propor com algum objectivo, só para ver se consigo, mesmo que seja só com o mais pequeno acessório. Podem seguir-me e ver as minhas fotos diárias no meu instagram.

26529512320_4c60556e9c_z

Um outro desafio do #MeMadeMay é criar uma peça nova de vestuário por semana. Neste desafio eu, claramente, não entro. Só me consigo concentrar na costura ao fim de semana quando tenho tempo, e no tricot não sou assim tão rápida. Mas esta semana correu bem, tenho uma peça de vestuário nova para mostrar. 😀

26527939280_df1912a1e7_z

Apresento-vos a minha Susie blouse, modelo e ideia da loja Sew Over it. Aliás tudo, até o “penteado” é “inspirado” (ou seja, plagiado sem vergonha) na foto da Lisa Comfort, mas claro que sem me olhar decentemente ao espelho para me pentear eh eh 😳

Este é definitivamente um modelo a repetir, cortei um 12 (2.5cm abaixo do meu tamanho no peito) e fiz a versão com manga comprida. Não fiz qualquer outra modificação ao tamanho, apenas baixei um pouco as pinças do peito como é habitual. As instruções são bastante claras, apenas houve um pequeno ponto na montagem da gola que não consegui perceber muito bem, mas lá me ajeitei. Até acho que talvez seja um erro na composição do texto, tenho que enviar um email à Sew Over it para que possam alterar a versão pdf.

Fiz a minha versão em tecido crepe comprado na The Sweet Mercerie. O tecido é muito agradável e bastante fresco, mas acho que esta blusa beneficiaria de um tecido mais fino. Live and learn – tecido crepe de 230 gr / m² é mais adequado para vestidos ou outras peças que beneficiem do peso extra (coisa que eu nem reparei quando comprei, mas tenho que começar a tomar nota).

26195872323_7d2556ec29_z

Como não costumo usar blusas por dentro das calças decidi acrescentar as pequenas aberturas na lateral, para lhe dar alguma graça.

E é tudo. Em relação à habitual recapitulação do mês passado, vai ficar para meados do mês, até porque os projectos aos quais me tenho dedicado são muito grandes, e não tenho progressos dignos de partilha. Fica uma recapitulação mais alargada.

Até breve! 😉

Hi guys!!

How have you been? Here the weather is still gorgeous, we are having a few lovely Spring-y days. Unfortunately not for long, it’s supposed to rain on the weekend.

Have you noticed yet? It’s May!!! 😯

And for all the sewists out there, May is the month for #MeMadeMay, an interwebs instagram, blog, etc, event to promote our lovely handmade clothes. My “me made” wardrobe is pitiful, and as I knit more than I sew, most of my handmade clothes would be a better fit for a #MeMadeJanuary. There’s another event similar to #MeMadeMay in October (can’t remember the name), that is supposed to allow knitters to enter the MeMade fun, but here in this tiny and sunny corner of the world, sometimes October is still too hot for wool.

mmmay16final

Still, this year I decided to take part in #MMMay16, without any pledge, just to see if I can do it, even if it’s with only the tinniest, tinsiest accessory. Feel free to follow me and check out my daily pics on my instagram feed.

26529512320_4c60556e9c_z

Another challenge for #MeMadeMay is to create a new garment every week. I obviously I’m not taking part in this part of the challenge. I’m only able to sew anything if I have the time on weekends, and I’m not a fast knitter. This week I got lucky, I was able to finish a garment. 😀

26527941190_3c256020d5_z

Meet my lovely Susie blouse, pattern and inspiration from Sew Over it. Everything, even the “hairdo” was blatantly copied from Lisa Comfort’s photo, though, of course I never even looked 2 seconds in the mirror to comb my hair properly! 😳

This is definitively a pattern to make again, I cut up a size 12 (1 inch smaller than my bust size), and made the long sleeve version. I made no changes to the sizing, other than lowering the bust darts as usual. The pattern instructions are quite clear, there was only a small direction for the collar assembly I did not totally get, but I got through it. Maybe it’s even a mistake in the text composition, I really should email Sew Over it and suggest the change in the pdf pattern.

26195872323_7d2556ec29_z

I used a crepe fabric from The Sweet Mercerie. It’s really pleasant and feels quite fresh, but this blouse would look better in a lighter and finer fabric. Live and learn – 230 gr / m² crepe fabric is best suited for dresses or other garments that would benefit from the added weight (detail I didn’t even notice when I got this fabric, but I really should start paying more attention to this).

As I don’t usually use blouses tucked inside my trousers, I decided to add the small side opening details on the hem.

And that’s it. About my usual past month recap I’ll leave it for the middle of the month. The projects I’ve been working on are quite large, and I don’t have anything to show for it. It’ll be a more extended recap.

See you soon 😉

 

One thought on “#MaioFeitoPorMim / #MeMadeMay

Leave a Reply

