Eeee continuando na costura / Just keep on making

Olá!! 

Não, ainda não é tricot o que trago para vos mostrar desta vez. O meu mojo continua todo voltado para a costura. Este fim de semana fiz uma blusa, a minha primeira em tecido de malha (jersey). Adorei o resultado mas o mérito é todo do tecido, e não meu. 

26941628031_d030be7b3b_z

Molde: Cowl neck dress/top 
Designer: Sew over it
Tecido: Jersey de algodão da Feira dos Tecidos
Podem ver também no site the foldline e no Instagram.

Como disse há pouco, esta foi a minha primeira peça em jersey, e consegui lembrar-me de mudar a minha agulha para uma de ponta redonda (boa Isa! 🙂 ). Mas estou tão habituada a costurar tecidos “tecidos” com uma margem de costura de 1.5cm, que encontrar uma marca na máquina de costura para fazer as costuras a 1cm da margem, e manter-me nessa marca foi uma dor de cabeça 😕 . Acho que devia ter seguido uma sugestão que vi algures para costurar malhas, e usar o meu pé calcador de duplo arrasto pois o meu tecido estava constantemente a mexer-se e a ficar desalinhado enquanto costurava. Normalmente evito usar este calcador porque é uma chatice para o colocar e li algures que não se deve retroceder nas costuras com ele (estou certa em pensar isto?).

27023001141_0534dc2263_z

O que salvou esta blusa foi mesmo o tecido. A combinação do fundo preto com as flores vermelhas é tão bonita que as costuras tortas, altos estranhos e disformes, ou outras imperfeições mal se notam.

Acerca do molde – as instruções são muito simples de seguir e a forma como veste no corpo é muito bonita. Fiz o tamanho 12 sem modificações. É uma peça realmente rápida de fazer, não fossem os problemas que tive com as mangas. Tinham uns bons 5cm a mais e eram muito mais largas que o que estava à espera. Acabei por decidir retirar uns 22cm ao comprimento (acho que foi isso, eu fui experimentando e vendo como ficava) mas não alterei a largura. 

E é tudo por hoje. Eu devia era pegar na minha máquina fotográfica e tirar novas fotos dos projectos de tricot que tenho em curso, para que vos possa mostrar como estão. 

Até breve! 😉

Hi guys!!

Still no knitting for you, I’m still set on high sewing mode. This past weekend I made a little top. I really do love the result but the merit goes all to the fabric really.

26941628031_d030be7b3b_z

Pattern: Cowl neck dress/top 
Designer: Sew over it
Fabric: Cotton jersey from Feira dos Tecidos
Also shared on the foldline and on Instagram.

This was my first garment in jersey, I did remember to change my needle to a ball point (good Isa! 🙂 ). I’m so used to sewing with wovens at a 1.5cm seam allowance, that finding a mark on my sewing machine to sew at 1cm seam allowance and sticking to it was a headache 😕 . I should have went with the suggestion of using your walking foot to sew, because my fabric kept shifting and getting misaligned. I avoid using my walking foot because it’s a hassle to put it on and I read somewhere you can’t back tack with it (am I right on thinking this?).

27023001141_0534dc2263_z

But the hero of this garment was definitively the fabric. The combination of the black background with the red flowers is so pretty it distracts from crooked seams, strange lumps, you name it.

About the pattern – it’s really easy to follow and the fit of the bodice is nice. I cut a 12 size with zero modifications. It’s a really fast sew, if it were not for my sleeve problems. The fit on the sleeves was terrible, they were a good 5cm too long and way too wide for a jersey sleeve (fluted jersey sleeve was not the style I was looking for). I decided I did not like the lenght or the style and took out 22cm in length (I think it was that, I tried it as I went along), I did not change the width.

And that’s it. I really should take my camera out and take new photos of my knitting project so I can give you  an update on them.

See ya! 😉

 

One thought on “Eeee continuando na costura / Just keep on making

Leave a Reply

