Dahlia by Colette patterns

Olá Olá! Como estão todos? 

Hoje vim cá partilhar a minha opinião sobre o molde Dahlia da Colette Patterns. Normalmente publico as minhas críticas e opiniões sobre os moldes que vou fazendo no site the Fold Line, mas aqui posso sempre alargar-me mais um pouquinho.

Portanto aqui está o vestido:  

28484951822_8f1f9a1fa8_c

Na verdade, não adorei o resultado! E por não adorei, o que eu quero mesmo dizer é que só não o deitei fora por causa das horinhas todas que passei a tentar consertá-lo, desfazendo costuras e voltando a fazê-las. 

Não posso deitar todas as culpas ao molde, porque nem todos os corpos são iguais, e o molde da Colette pode ter sido feito com o objectivo de servir corpos com proporções bem distintas das minhas. Mas se até na foto do molde as mangas estão a cair abaixo dos ombros da modelo alguma coisa não está bem, e o molde é bem capaz de ter um problema de desenho: 

cp1031-dahlia-08-large-46d3ab78954ff926685d0fd72bf701fab3b8cd2bf730e219d9dd08b3cd90ff42

O problema não se nota tanto na frente, mas deêm uma olhada às costas:

28591696355_18eeb15c97_c

Bleh, já decidi que só o vou usar debaixo de um casaco bem colorido daqui para a frente, isso não só vai esconder o ar de matrona que o vestido me dá, como também vai alegrar a cor sensaborona que tive a infelicidade de escolher… 

E agora que já reclamei tudo que havia para reclamar, fica aqui a minha crítica “quase” imparcial:

Instruções: São bastante compreensivas, gostei das instruções separadas por versão, mas se quiserem imprimir as vossas instruções vai acabar por ocupar mais páginas. Não tenho muito mais a dizer, a não ser que acho que as peças da cinta deveriam ter uma indicação de qual dos lados era o topo, acabei por inverter a peça da cinta na frente, e só me apercebi do erro quando comecei a tratar da peça da cinta das costas e as marcações do molde não batiam certo umas com as outras. Lembrem-se que para este molde as peças da cinta parecem tristes em vez de terem a forma de um sorriso (como é usual para outros moldes). Outro detalhe que me irritou profundamente foi a indicação para passar uma costura a 1.5cm da margem em volta do decote na frente, costas e mangas para evitar que o tecido deformasse, e depois o decote é rematado com um viés com 6mm de largura 😡 Não faz sentido nenhum, porque não sugeriram a costura a 6mm da margem? Tive que retirar toda essa linha de costura, e por ter que a tirar acho que depois do cose e descose da tentativa de melhorar o decote, o tecido acabou por deformar.

Ajustes e modificações: Este molde é o cabo dos trabalhos para ajustar, o decote é mesmo muito grande para mim e era quase impossível descobrir isso até o topo do vestido estar quase terminado (isto é, só se tem mesmo a certeza depois de franzir a frente e segurá-la com o viés). Eu fiz o tamanho 10, e acabei por retirar 2.5cm a cada costura raglan na frente e 3.8cm a cada costura raglan nas costas, e mesmo assim não ficou bem – são 12.5cm no total!! 😯 Na saia retirei 5cm em cada costura e reduzi a curva da anca para uma linha mais a direito, eu tenho um pequeno vazio na minha anca e as linhas mais curvilíneas parecem um pouco estranhas em mim.

Tecido: Usei um tecido chambray de mistura de algodão e poliéster cinza, muito fácil de trabalhar que engoma bem e não desliza. Se tivesse um pouco mais corpo talvez tivesse sido melhor para este vestido, de qualquer forma estou convencida que tinha sido melhor empregue numa camisa ou vestido camiseiro.

Nível de dificuldade: Não concordo de todo com a classificação da marca para este molde, como um molde para iniciantes. É super difícil de fazer ajustes, e se tivesse sido feito em lã, como era uma das recomendações seriam necessárias capacidades de trabalhar tecido que nem sempre estão ao alcance de iniciados. Implica uma quantidade generosa de acabamentos à mão, e a costura de fitas de viés que acho que só um iniciante mais avançado ou um costureiro intermédio conseguem fazer com sucesso.

Em suma, não recomendaria este molde, a não ser que adorem o estilo o suficiente para não se importarem com o trabalho todo de ajuste, ou só se forem umas costureiras muito experientes e não tenham problemas em perceber os ajustes todos à partida e fazê-los logo no molde.

 

Espero que esta crítica vos tenha sido útil. Até breve 😉

27098152233_b35f45a684_m

Hi guys! How are you doing?

Today I’m sharing a pattern review here, I’ve already posted it on the Fold Line site, but here I can spread out myself a bit more and do a more detailed review.

So here’s the dress:

28484951822_8f1f9a1fa8_c

To be fair, I don’t love it! And by this I mean I just haven’t tossed it away already because many hours of painful seam ripping and re-sewing went into it.

I really can’t pinpoint a culprit, because not every body is the same and this might just be drafted for body proportions very different from mine, but if the sleeves are falling off the model’s shoulder in the pattern picture, maybe this is a good indication that the pattern has some drafting issues:

cp1031-dahlia-08-large-46d3ab78954ff926685d0fd72bf701fab3b8cd2bf730e219d9dd08b3cd90ff42

The problem is not that large in the front, but just take a look at the back:

28591696355_18eeb15c97_c

Bleh, I’ve decided I’m only using it under a very colorful cardigan from now on, that will not only hide all the frumpyness and might also help with bland color I selected to make it in…

Well now I’ve vented here is my “almost” impartial review:

Pattern instructions: They were pretty thorough, I do like the instructions separated by version, but if you’re printing your instructions it will take up more space. I don’t have much else to say other that I think that the the waist yoke pieces should have an indication of the right side up, I inverted the front yoke pieces and only figured that out when I tried to pin the back yoke to the bodice and the notches weren’t even close to each other. Remember your yoke should look like a frown and not a smile (as usual in other garments). Another detail that irked me a bit was the instruction to staystitch at 5/8 of an inch along the back and top of sleeves, and then you bind the raw edges with a double fold 1/4 of inch bias tape – why not suggest scant 1/4 of an inch? I had to take out the entire line of staystiching.

Fitting and alterations: This pattern is very tough to fit, the neckline was way too large for me, and it was pretty much impossible to figure that out until you had the bodice almost finished (i.e. you only are sure of it after you gather your front piece and secure it with the binding). I cut a size 10, and took out 1 inch at each front raglan seam and 1.5 inches at the back raglan seam. For the skirt I took out 2 inches at each seam, and reduced the hip curve to a more straight line, I’ve got a hollow at my hip, and curvy hip lines look strange on me.

Fabric: I used a cotton/polyester chambray, it’s pretty easy to work, presses well and does not slide away. If it had a bit more of body it would be perfect for the dress, maybe I should have just kept it for a shirt or a shirt dress.

Difficulty level: I don’t agree with the beginner level on this pattern, it’s a pretty hard to fit pattern, and if sewn on wool it will require fabric handling skills that not every beginner has. It does imply a fair amount of hand finishing and sewing on bias tape that I consider it only accessible to a more advanced beginner or intermediate.

In sum, I would not recommend this pattern unless either you really love the style and are willing to figure out how to make the adjustments, or you are a very confident sewist and can fit any pattern to you.

I hope you found my review helpful.

See ya 😉

27098152233_b35f45a684_m

 

 

8 thoughts on “Dahlia by Colette patterns

  1. Naná says:

    Não acho que o vestido te desfavoreça de alguma forma, até pelo contrário… acho que te assenta bastante bem!

    Mas quem sabe se experimentares outro tecido a coisa não corre melhor e fazes as pazes com o modelo…

    • iribeiro says:

      Obrigada Naná, eu até acho o modelo engraçado, mas só me volto a lançar nele depois de esmiuçar aquelas medidas todas, e fazer quase um desenho do meu próprio molde. E sim um tecido mais pesado seria melhor, quiçá uma versão de inverno mesmo.
      A foto talvez não seja o mais representativo, é claro que escolhi a melhorzinha no meio de todas as poses desajeitadas e caras parvas. E há um certo ar pingão do vestido que não consegui reproduzir na foto.
      Enfim mas eu sou da opinião que mesmo que não gostemos, nestas coisas convém partilhar a opinião, assim se alguém quiser fazer o mesmo molde já vai medir o decote do molde e ajustar onde necessário, vai ver as coisas que não estavam muito claras nas instruções e encontrar uma outra forma para fazer.

  2. Carla says:

    A tua cara ma foto diz tudo… fui espreitar o site onde fizeste o review acrescentei aqui aos favoritos agora que me vou começar a iniciar na costura. Para já um mini vestido e depois o céu é o limite.
    A tua critica é bastante detalhada e pelo que dizes as instruções devem deixar muita gente com a mesma cara que tu!

    • iribeiro says:

      Eh eh e a cara foi o melhor compromisso entre poses estranhas e caras de parva 😉 Realmente deve transparecer o desagrado 😛

  3. Catia says:

    Para o trabalhão que deve ter dado, nem ficou assim tão mal 😛
    É uma pena, mas desde que tenhas aprendido algo, valeu a pena.
    Já tinha lido más críticas aos moldes da Colette, aqui: http://sunnygalstudio.blogspot.pt/
    O que é uma pena, pois os modelos _parecem_ fáceis (mas muitas vezes mal amanhados).

  4. iribeiro says:

    Ele à frente não está mau de todo, nas costas está bem pior, nada que um casaquinho não resolva 😉
    Por acaso também já tinha lido algumas críticas aos moldes da Colette, mas depois há sempre as costureiras artistas que conseguem fazer os moldes funcionar para elas e nos inspiram. Tenho outros dois moldes da colette, um vou fazer de certeza porque já tenho o tecido, o outro aguardo encontrar o tecido perfeito. Depois digo se o problema é geral da Colette ou se é só deste 😉

Leave a Reply

