Um conjunto feito por mim, a sério!!! / Did I really just make an handmade outfit??

Olááá!!!! Como estão todos?

Decidi participar na sewalong (costura em conjunto) organizada pela Katie do podcast Inside number 23, costurámos a saia Hollyburn.

Já tenho esta saia debaixo de olho há algum tempo, e esta foi a oportunidade perfeita para finalmente me lançar e testar o molde. A saia é linda e cai bem numa grande variedade de tipos de corpo, mas acho que a gama de tamanhos é um pouco limitada. Eu sei bem que o meu tipo de corpo está bem longe do formato pêra e por isso não me enquadro no público alvo do molde, mas mesmo assim uma saia que apenas vai até 90cm de cinta deixa muitas pessoas de fora da gama de tamanhos disponíveis.

Eu costurei a versão mais comprida, no tamanho 8, mas aumentei o tamanho na cinta para o 16. O tecido que usei é uma viscose leve da loja The Sweet Mercerie que não é o ideal para uma saia, e por isso adicionei um forro num acetato, que é um pouco mais duro e confere algum corpo à saia. Usei costuras francesas em todo o lado, excepto na costura central da parte detrás, onde se insere o zip. Para lerem a minha opinião em mais detalhe sobre o molde vejam o meu perfil no site The Fold Line.

E como prometido no último post do blog, aqui está o projecto que terminei em Agosto que estava em falta, o meu casaco Ursula. Não fica lindo com a minha saia Hollyburn?

Comecei este casaco em Janeiro (!!!), num KAL com a minha amiga Rosário. Ela já levava um bom avanço, mas finalmente consegui apanhá-la, mas mesmo inacabado, o casaco dela está bem mais bonito! O modelo é da designer Kate Davies e também usei neste um fio de lã Islandesa, mas mais fino – Ístex Einband.

Tal como o fio que usei no casaco cinzento, este fio também é bastante áspero, mas quando usado sobre outras roupas mal se nota. Este foi a minha primeira peça de roupa em jacquard, mas tricotar a duas cores foi a parte menos complicada e com menos chatices neste casaco. A minha densidade de malhas (gauge) a duas cores é bem diferente da densidade com uma cor só, e por isso acabei por ter que desfazer o início das mangas e recomeçar com uma agulha menor (3.5mm no corpo e 2.75mm nas mangas). Na realidade tive muita dificuldade em igualar a densidade de malhas indicada pelo modelo, e acabei por recalcular o modelo para a minha densidade de malhas, nada que não se faça com a ajuda de uma calculadora.

Fiquei muito contente com o resultado, os ombros saíram com um estilo um nadinha 70’s-80’s mas eu acho que encaixa bem com o estilo do casaco. O meu casaco inclui aumentos e diminuições nos lados para que fique um pouco mais cintado.

Neste casaco usei o método recomendado pela Kate Davies para fazer a “steek”, mas depois de terminar o casaco prendi a steek ao interior do casaco cosendo à mão, e retirei a cadeia em crochet que segurava os limites do corte. Acho que desta forma fica seguro na mesma e mais “limpo” no interior. Também usei a recomendação da designer e em vez de casas de botões, pus molas transparentes no interior e os botões são apenas decorativos. Para que a carcela aguentasse bem o repuxar das malhas cosi uma fita na parte de dentro para reforçar a zona.

E é tudo que tenho para dizer, e como já vos mostrei tudo que terminei no Verão, agora que estamos a entrar no Outono pode ser que finalmente termine os tops de Verão 😯

Até breve 😉

27098152233_b35f45a684_m

Hi again!!!! How’re you doing?

I decided to join along Katie’s, from the Inside number 23 podcast, Hollyburn skirt sewalong.

This skirt has been under my eye for a while, and this was the perfect opportunity to finally try out the pattern. It is a lovely, flattering skirt, that will do great with a ton of body types, but I think the size range is a bit limited. I know I’m not a part of the pear shaped target consumer group, but I believe that a skirt that only goes up to a 35 inch waist leaves a lot of people out of the size range.

I sewed the longer version on size 8 but graded the waist up to the 16 at the waist. The fabric I used is a light viscose from The Sweet Mercerie which isn’t ideal for a skirt, so I added a stiffer acetate as a lining. I used french seams throughout, except for the center back seam where the zip is inserted. Check my The Fold Line profile for more details and a more thorough pattern review.

As promised in my previous blog post, here is my last project finished in August, my Ursula cardigan. Doesn’t it pair beautiful with my Hollyburn skirt?

I had started this cardigan back in January in a KAL with Rosário. She was off to a good start but I finally caught up to her. This is a pattern by Kate Davies, and I knit it also out of Lopi wool, yet a thinner yarn – Einband.

Again, this yarn is also scratchy but if worn over other clothes, scratchiness won’t be a problem. This was my first large stranded project, and the stranded knitting was the easiest and smaller hassle on the entire cardigan. My gauge in stranded knitting with this yarn was much tighter than in stockinette, so I had to rip both sleeve caps and restart them on needles 0.75mm smaller. Actually I did not manage to match the gauge to the pattern at all in the entire pattern, but with the help of a calculator gauge adjustments are very easy to make.

I really like the result, the sleeve caps came out with bit of a 70’s-80’s vibe, but I think it suits the cardigan’s style. I also included a bit of waist shaping on the sides of the cardigan.

I used Kate’s method for steeking, but after finishing the cardigan I tacked the steeks to the inside of the cardigan using a back stitch and removed the crochet chain, because I thought it would look much neater. I also followed Kate’s recommendation and used transparent snaps and only decorative buttons, instead of adding buttonholes. I sewed a trim along the back of the buttonbands so they can withstand the pulling on the snaps.

And that’s it, I’ve shown you everything I managed to finish over the Summer, so maybe now that we’re heading into Autumn, I’ll finally finish the Summer tops 😯

See ya 😉

27098152233_b35f45a684_m

Leave a Reply

