Nanook

Olá Olá!!

Terminei recentemente o meu casaco Nanook e estou completamente apaixonada por ele:

32738639743_e3a2df5aa3_z

Este modelo estava na minha lista de projectos há imenso tempo e fiquei super feliz de finalmente conseguir fazê-lo e adoro o resultado! Quando comprei o fio Beiroa imediamente pensei no modelo Nanook como a combinação ideal, as frentes em ponto jarreteira são perfeitas para harmonizar as riscas mais escuras e as variações de cor natural da lã. Na minha opinião, a versão original do modelo em cor sólida fica um nadinha sensaborona para o meu gosto ;P  O fio Beiroa é um pouco mais fino que o usado no modelo, mas não é nada que não se remedeie com um pouco de matemática e uma boa amostra. Talvez ainda adicione o botão na gola para poder apertá-lo sempre que me apetecer.

33499089756_81b9fbcae2_z

Embora não o pareça, este casaco tem uma construção sem cavas, circular, o que os anglosaxónicos chamam de “round yoke”, mas esta construção acontece só nos ombros e e costas. Os aumentos são um pouco rápidos, o que faz o topo das costas ter um pouco mais de folga que o necessário. Este é o  único defeito que posso apontar ao modelo. Adicionei um pouco de modelagem para a cintura, apenas nas costas, para melhorar o aspecto “largueirão” do modelo original, mas se o fizesse novamente acho que pensaria em alterar a frequência e posição dos aumentos para os ombros, para que se assemelhasse mais a uma construção raglan. 

33411429961_2cb57e0188_z

Gostei de usar o fio Beiroa, cheira e sente-se mesmo que é de ovelha, é confortável, tem uma cor linda, mas admito que pessoas com uma pele mais sensível que a minha não vão gostar. É um fio irregular, tem alguma matéria vegetal depositada, e o lote que eu comprei trazia imensos pelos ásperos fiados junto com a lã (o chamado “kemp” para os conhecedores). Passei todo o tempo a retirar pelinhos enquanto tricotava. Mesmo assim, o fio abre e amacia com as lavagens, por isso não o descartem logo, experimentem, vejam se gostam ou não. 

33411366541_164efd4239_z

O que mais posso eu dizer? Estou super contente com o meu novo casaco!!

imagem1

Hi guys

I’ve recently finished my Nanook cardigan and I’m in love:

32738639743_e3a2df5aa3_z

This is one of those patterns that has been in the queue forever and it did not disappoint!! When I got the Beiroa yarn, I immediately thought of the Nanook cardigan as the perfect pattern to go with it, the garter fronts would be perfect to blend and harmonize the harsher dark brown stripes and to deal with all the natural variation in the wool. In my opinion the original version of the cardigan, in a solid color is a bit to bland for my taste 😛 Beiroa is a bit thinner than what the pattern is designed for, but a bit of gauge math will solve that.  I might add the single button in the collar to fasten it when I feel like it.

33499089756_81b9fbcae2_z

Even tough it does not seem so, the cardigan has a “round yoke” construction, except that it is all in the back. It increases there a bit too fast, which makes the top back a bit rounder than what it should be. That is the only defect in the pattern that I can see. I added a bit of waist shapping in the back to bring it in a bit, but if I were to do it again I’d probably think of changing the increases in the upper back to resemble more a raglan construction.

33411429961_2cb57e0188_z

I do like the Beiroa yarn, it is sheepy, has a lovely colour, but I’ll admit, people with more sensitive skin than me will not like it. It is a bit irregular, has some vegetable matter scattered in the middle and my batch of yarn had a ton of kemp. I kept plucking it out as I was knitting. But keep in mind that it will bloom in the wash and soften up, so don’t disregard it too soon.

33411366541_164efd4239_z

What more could I say? I’m thrilled with my new cardigan!!

imagem1

Leave a Reply

