Na senda da costura do soutien perfeito / The journey towards a nice fitting bra

Olá pessoal!! Como estão todos? Com saudades minhas?

Sim, tenho sido um blogger muito muito má, que costura e tricota às escondidas, sem se preocupar em partilhar os meus progressos – bem, tendo em conta que não tenho tido muito sucesso nos meus projectos, talvez tenha desculpa, mas também é importante partilharmos os insucessos para ajudar a comunidade costureira. 

Decidi que estava na altura de começar a costurar os meus próprios soutiens, tenho imensa dificuldade em encontrar o meu tamanho nas lojas. O grande problema é que não tenho tido sorte nenhuma, e tenho tido muita dificuldade em determinal qual será o meu tamanho – já experimentei vários modelos e vários tamanhos diferentes e ainda não acertei. O ponto fulcral da questão é que para ter uma boa medida é essencial usar um soutien com o tamanho correcto – coisa que nunca tive até bem recentemente. 

Soutien Marlborough da Orange lingerie  usando um kit da The bra shop

33184473870_91ddc24545_z

A forma de determinar o tamanho para este molde de soutien é um pouco estranha (pelo menos é o que eu acho) – eles indicam que o meu tamanho é um 38C. Nos meus soutiens de compra (e servem mal) eu uso um 34E. De qualquer forma decidi não me desviar muito do recomendado e costurei um 38D, claro que não serve 😯

Depois deste falhanço resolvi finalmente aproveitar a aula de costura de soutiens Craftsy  da Beverly Johnson que até já tinha comprado e recomendo. Comprei o modelo e materiais indicados para a aula na loja Bwear

34285820213_e969dbe71c_z

Decidi costurar o tamanho 40D baseado na medida de profundidade da copa (como indicado na aula) e reduzir a largura para o 38, tornando-o próximo de um 38E, mas mesmo assim ainda “não está lá”. Preciso aumentar o tamanho da copa e reduzir um pouco a largura, mas para tal preciso comprar um outro pacote de tamanhos do mesmo molde 😡 Este soutien tem uma forma um pouco antiquada, que não gosto nada, mas a aula do Craftsy explica como mudar a forma para algo mais arredondado. 

O terceiro molde que experimentei é o Harriet bra da Cloth Habit, que costurei usando um kit da loja Elise patterns:

34253147974_ce76231ca2_z

A forma como o tamanho é determinado neste molde faz muito mais sentido para mim –  usa a medida do peito e abaixo do peito para determinar o tamanho – baseado neste método comecei por experimentar o 34F. 

Mas enfim, como na altura não tinha ainda um soutien que me servisse correctamente para conseguir tirar medidas fidedignas, as copas deste saíram pequenas. Pedi um conselho à Amy da Cloth Habit e ela recomendou-me o 34G. Desta vez usei um kit da Merckwaerdigh, mas após experimentar decidi reduzir a largura e retirar uma fatia de tecido da zona abaixo do sovaco, pois estava bastante largo nessa zona (será um 32GG). 

36104277705_98db7b8cd7_z

Desta vez as copas são um pouco grandes, o que não dá grande estabilidade ou suporte. Numa próxima tentativa vou baixar o tamanho o tamanho da copa e a largura (30GG) – que como vim a descobrir, depois de fazer uma consulta de bra fitting na única marca que vende soutiens deste tamanho em Portugal, é o meu tamanho correcto. Um detalhe a ter em conta é que quando vestem da forma correcta a banda do soutien fica muito mais baixa nas costas do que estariam a pensar, e por isso o tamanho em largura é mais baixo.

De todos os kits que utilizei apenas fiquei descontente com o elástico de alça fornecido neste último kit, fica giro mas não é muito resistente, mas os outros kits desta marca não usam este material. 

Para a minha próxima tentativa resolvi que vou experimentar copiar o único soutien com o tamanho correcto que comprei na dita marca – estou a cruzar os dedos para que seja desta que finalmente faço um soutien a servir em condições… 

imagem1

Hi guys!! How have you been? Missing me?

Yup I’ve been a bad-bad blogger, sewing and knitting in the dark, not bothering to come share my progresses – yet I guess we often don’t share failure as much as success and I haven’t been happy at all with what I’ve been sewing.

I decided to embark on the journey to sew some well fitting bras, yet apparently I have zero skills in fitting a bra. I understand I have two very large problems, still I wasn’t expecting so many issues in finding the proper size. I’ve already went through several patterns and different sizes, and I could only get a very ill fit – part of the issue is that apparently I never wore my proper bra size, and using your correct size is key to have accurate measurements.

Orange lingerie Marlborough bra in a kit from The bra shop

33184473870_91ddc24545_z

The sizing for this pattern is a bit odd (at least I think so) – they put me on a size 38C. On my ill fitting RTW bras I use a 34E. Still I decided to not stray too far from the pattern sizing guide (what do I know) and sew just a cup size larger. Of course it doesn’t fit 😯

After this failure I decided to go through the famed Beverly Johnson Craftsy bra sewing class that I had already purchased and I totally recommend. I bought the pattern and bra kit recommend by the instructor in Bwear

34285820213_e969dbe71c_z

I decided to go with a 40D based on bottom cup depth, as recommended in the class fitting section, and reduce the back width to a 38 making it close to a 38E. Still the fit is not spot on yet, and I might increase yet another cup size. This pattern has a bit of a “old timey” shape which is not a favorite at all, but the Craftsy class explains how to improve it.  I need to go down on back width (it’s a bit too loose) and up on a cup size but to do this I need to purchase a different pattern size 😡

The third pattern I tried is the Harriet bra by Cloth Habit, I sewed it using a kit from Elise patterns:

34253147974_ce76231ca2_z

This pattern sizing makes a lot more sense to me – it uses underbust and full bust width to find a size – based on their reccomendations I started with a 34F.

Alas, as I did not have at the time a proper fitting bra to use while I took my measurements, it came out quite small in the cup. I reached out to Amy of Cloth Habit to find some advice and she recommended I sewed the 34G. I used a kit from Merckwaerdigh, yet after trying it out I shortened the back length making it a 32GG and took a wedge at the underarm, because it was quite loose there.

36104277705_98db7b8cd7_z

This time the cups are a bit too large, not offering enough support, I’ll probably sew it in a lower cup and band size (30GG) – which I found is my actual RTW size after going to a bra fitting in the only company that sells bras of this size in Portugal. Funny thing is proper fitting bras sit lower at your back than you’d think, and your bra band size would be quite smaller. I do not like the strap material provided in this kit, they’re cute but not very sturdy – good thing they do not use this kind of strap for every kit.

Next up I’m trying to copy the nice fitting bra I bought at said bra company – I’ll be back with my hopefully more successful results.

imagem1

Leave a Reply

