Projectos de Novembro / November projects

Olá Olá!!!

Bem vindos à estação de fotografias péssimas, com luz natural inexistente que tiveram que ser retocadas ao máximo para se conseguir ver alguma coisa!! Não é que as fotos do meu blog sejam muito boas, mas logo que a mudança de hora de Inverno entra em vigor a minha luz para fotografar vai-se toda e tenho que recorrer à luz artificial e às minhas parcas capacidades de edição de imagem. Enfim… Por favor aguentem as más imagens por mais um pouquinho, tenho que pensar seriamente em comprar umas luzes de estúdio ou tirar as fotos todas ao fim de semana.  

Adiante! Hoje vim mostrar-vos dois novos tops para a estação Outono/Inverno. Parece que finalmente a minha costura mudou de estação 😉 Em primeiro lugar, um top que costurei a partir do molde Ultimate shift dress.

30439936880_3339b0ee9d_c

Sim, eu sei, pareço uma floresta… Nem percebo o que me passou pela cabeça para achar que ia ficar bem com um estampado tão grande… 😯 Está um nadinha apertado, eu já tinha feito um vestido a partir do molde Ultimate shift dress neste mesmo tamanho, mas acho que por ser um tecido diferente, um pouco mais fluido e menos elástico. Acho que neste tecido um pouco mais de folga ficaria melhor. Se estiverem interessados o tecido é uma viscose da loja The Sweet Mercerie e o top com mangas compridas foi todo feito a partir de só 1m de tecido 😀 Adicionei um zíper metálico na abertura das costas apenas para ficar com um detalhe interessante.  

30106165013_9799a4cd2e_c

Mesmo parecendo uma planta decorativa acho que vou usar este top bastante, com um casaco por cima até fica giro. 😉

30624816852_51f411af44_c

O meu segundo top foi um teste a um molde novo para mim – o Agnes top da Tilly and the Buttons.

30439809980_55428b2eaf_c

Fiquei muito contente com o resultado, embora as mangas me pareçam um pouco apertadas. Este foi o meu primeiro projecto construído quase totalmente na minha nova amiga, a máquina corta e cose.  Fi-lo num ápice, acho mesmo que perdi mais tempo a tentar coser o elástico transparente usado para reforçar as costuras dos ombros com um ponto zig-zag sem que se enrolasse todo, que a costurar todas as outras margens à velocidade da luz. No final acabei por desistir e segurei o elástico junto com as duas camadas de tecido e costurei tudo de uma só vez na corta e cose. Desta vez fiz a versão com o decote elástico em V e a manga simples. Numa próxima tentativa irei tentar fazer a versão com a cava em balão.

30652140571_be1c1c4f1b_c

Crítica ao molde:

Instruções – são mesmo muito boas e fáceis de seguir, a Tilly está muito interessada em descodificar a costura e torná-la mais acessível a todos os novatos. Com as instruções dela qualquer pessoa se sente confiante para atacar projectos mais complexos. Não é de todo necessário ter uma máquina corta e cose para fazer este top, eu fiz na minha apenas porque já tinha e queria testá-la, mas o molde está pensado para ser costurado numa máquina normal. Se vão costurar numa corta e cose aconselho a apararem todas as margens de costura até 1cm, eu pelo menos tenho imensa dificuldade onde me guiar usando uma margem de 1.5cm. 

Medidas, ajustes e alterações – Fiz um tamanho abaixo para os ombros e mangas, que para o resto do corpo, e talvez por isso as mangas tenham saído tão justas, de qualquer forma o meu tecido não era tão elástico e era mais firme que os jerseys normais. 

Tecido – um retalho desconhecido de uma malha (com cerca de 1m) que comprei na Feira dos Tecidos.

Dificuldade –Adequado a principiantes, mas eu aconselharia a experimentarem uma versão de teste antes da final, para se habituarem a costurar malhas. Tendo feito na corta e cose não passei pelas dificuldades habituais da costura com malhas numa máquina normal. De qualquer forma não se esqueçam de trocar a agulha para uma própria para malhas para a costura normal, e por uma agulha dupla para as bainhas, e usem um pé de duplo arrasto para evitar que o tecido estique à medida que é costurado.

Até breve 😉

27098152233_b35f45a684_m

Hi Everyone!!!

Welcome to the season of bad lighting and of distorted-levels blog photos!! My blog photos aren’t usually that high quality but once we start with daylight saving time, my time slot with sufficient light for photos goes away and I have to resort to the ceiling lights and my deplorable photo editing skills. Please bear with me, I’ll consider getting studio lights or just push all the photo snapping moments to the weekends.

Moving ahead, today I came to show you two long-sleeved tops, I’m finally entering the Autumn/Winter garment production season. First up a top I’ve sewn from the Ultimate shift dress pattern.

30439936880_3339b0ee9d_c

Yup, I look like a forest… What ever possessed me to think I would look good with a print this large??? 😯 It’s a tad too tight, I made  an Ultimate shift dress in this size previously, but because this is a different fabric, and is a bit more flowy I think more ease would look better. If you’re interested it’s a viscose I got on The Sweet Mercerie and I eeked out the top out of 1m fabric 😀

30106165013_9799a4cd2e_c

I decided to add a metal zip on the back opening for a bit more of interest. Even though I look like a decorative plant I will still use this top, I think that with a cardigan it looks cute.

30106125813_87d0bfb14e_c

My second top is from a new to me pattern – the Agnes top by Tilly and the Buttons.

30439809980_55428b2eaf_c

I do like this top, even though the sleeves feel a bit tight. This is my first ever almost complete project on my new best friend, my serger. Making it was definitively a breeze, I think I might have lost more time trying to make the clear elastic that is used to reinforce the shoulder seams stay flat with a zig zag stitch, than just whizzing through all the seams. In the end I gave up and just held the elastic with the fabric at the shoulder and sewed the entire seam together in the serger. I made the version with the elasticated V-neck and the simple set-in sleeve, for my next top I might try the puffy sleeve version.

30652140571_be1c1c4f1b_c

Pattern review:

Pattern instructions – great! Tilly is truly interested in getting all the novices sewing more advanced garments and the pattern is full of clear step by step pictures and instructions. You do not need a serger to sew this, because  I have one I used mine, but I should have trimmed all the pattern seam allowances to a more “serger friendly” allowance like 1cm. I’m not quite sure yet where I should be aligning my fabric to get a precise seam allowance at 1.5cm.

Fitting and alterations – I made a smaller size at the sleeves and shoulder than at the body, waist and hip, for that I think that the tightness at the sleeve might be my fault and not the pattern. Either way my fabric is not very elastic.

Fabric – unknown knit remnant (around 1m) I got at the remnant bin in the local Feira dos Tecidos shop

Difficulty –Begginer friendly, but I’d advise it to someone that has some experience with knit fabric. Having made this on the serger I din’t get the usual hiccups most people have with knits, for a regular sewing machine I’d recommend the ball point needle for seaming, and twin needle for hemming and a walking foot to avoid stretching the fabric.

See ya 😉

27098152233_b35f45a684_m

 

3 thoughts on “Projectos de Novembro / November projects

  1. Naná says:

    Eu que não sou fã de estampados florais muito grandes, até achei imensa piada ao teu top. Está super giro e muito condizente com a época presente!

    Ambos estão super giros! Parabéns

Leave a comment